19 de mai. de 2010

Arquitetura nada convencional


Calma caro leitor, você não está bêbado e não está tendo alucinações. Sim, os prédios estão no mínimo fora do prumo convencional. Acredite eles são exatamente assim, não é Photoshop.
O primeiro trata-se simplesmente do prédio mais fotografado da Polônia, uma criação do arquiteto Szotynscy Zaleski, que mais parece ter saído de uma obra surrealista. A inspiração tirada de contos de fada também é pouco usual: Castelos de sorvete e chocolate derretendo!! O Edifício Bêbado ou Casa Torta como é conheçido, é uma construção de três andares, com 4 mil metros quadrados localizado no centro comercial Rezydent, em Sopot, uma pequena cidade na costa do Mar Báltico.
O shopping (SIM, é isso mesmo que você leu) é uma espécie de lenda local encrustado entre prédios antigos. Repleto de lojas, bares e cafés, definitivamente chama mais atenção pela fachada externa do que pelas possibilidades internas. Não é necessário dizer que os turistas adoram curtir uma bebida do mais badalado bar do local, chamado Wonky Pub (que pode ser traduzido como Bar Instável) do lado de fora. E a maioria sai do bar exatamente como o prédio, um clássico estilo balança-mas-não-cai.
O segundo prédio chama-se A Casa Dançante (originalmente se chamava "Ginger e Fred"), criação do arquiteto Vlado Milunié em cooperação com Frank Gehry (o arquiteto do Museu Guggelheim de Bilbao), às margens do rio Vlatava em Praga. Suas linhas curvas são inspiradas no movimento de dois dançarinos, Ginger e Fred.
É um prédio de escritórios e na cobertura existe um restaurante francês com uma vista belíssima de toda cidade. Tinham planos de tornar-lo um centro cultural mas não foram concretizados e hoje é um prédio comercial com firmas multinacionais. Porém, o prédio peca em um quesito importante: Como é situado em uma rua bastante movimentada o prédio depende de circulação forçada de ar, deixando o interior pouco agradável aos ocupantes.
Acho que essas 2 construções, além de demostrar todo o lado artístico da arquitetura, desperta nas pessoas um mar de perguntas e idéias. E andando pelas ruas de algumas cidade vemos o quanto precisamos de pessoas com boas idéias!

Um comentário: